sábado, 7 de setembro de 2013

Cérebro e sua análise da visão


Figura 1: Cérebro e funções gerais
Fonte: Mega Curioso
Disponível em:<http://www.megacurioso.com.br/neurociencia/34509-mapa-mostra-como-o-nosso-cerebro-organiza-o-cotidiano.htm>
Acesso em: set. 2013
Os olhos de uma pessoa captam milhares de imagens todo dia. Como seu cérebro organiza tantas imagens? Para ter uma ideia, Alex Huth, pesquisador da Universidade da Califórnia em Berkeley, colocou cinco colegas para ver uma gravação com duas horas de videoclipes; enquanto cada um deles via a gravação, Alex obtinha imagens do cérebro por meio de ressonância magnética (do tipo fMRI). O aparelho de fMRI captou que regiões do cérebro "acendiam" (isto é, aqueciam mais que as regiões no entorno) conforme as imagens da gravação mudavam.

Feito isso, Alex usou regressão linear para determinar as correlações entre variáveis dependentes e variáveis explicativas, ou, em termos mais leigos, entre possíveis causas e efeitos. Descobriu que os objetos e as ações na gravação ativavam, de uma forma ou de outra, 30.000 locais no cérebro de cada participante. Ainda usando técnicas estatísticas, colocou na mesma categoria os objetos e as ações que acendiam mais ou menos as mesmas regiões do cérebro. Descobriu desse modo que o cérebro de seus colegas reúne os objetos e as ações em 1.700 categorias. Objetos e ações na categoria "movimentos", por exemplo, ativam uma região; mas aqueles na categoria "mudanças" ativam outra.

Figura 2: Mapa do cérebro humano
Fonte:  Blog O Mundo da Harpa Sagrada
Disponível em:<http://serieaharpasagrada.blogspot.com.br/2012/02/o-nosso-cerebro-decide-o-que-e-como.html>
Acesso em: set. 2013
Alex descobriu que esse mapa com 1.700 categorias ocupa mais ou menos 20% do cérebro. "Essa descoberta sugere que, em breve, imagens do cérebro podem indicar para que tipo de coisa a pessoa está olhando." Com esse tipo de informação, cientistas e engenheiros podem construir melhores interfaces entre homens e máquinas, por meio das quais a máquina sabe para onde o homem está olhando e daí pode deduzir, conforme o contexto, o que ele gostaria de fazer.

Fonte: Como o seu cérebro organiza o que você vê. Cálculo. São Paulo, n.25, p.10, fev. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário